Estudo comparativo entre métodos de avaliação funcional do ombro nas cirurgias de descompressão subacromial e capsuloplastia:

avaliação de 60 pacientes com os métodos ASES, CONSTANT, ROWE, SF-36, SST e UCLA shoulder rating

 
 
 

Dissertação de Mestrado

Leda Shizuka Yogi

Orientador: Américo Zoppi Filho

Banca avaliadora: Américo Zoppi Filho, Eduardo Carrera, Guilherme Hossne

Resumo

Realizamos estudo prospectivo randomizado para comparar cinco métodos específicos de avaliação funcional do ombro e uma avaliação genérica da saúde em pacientes operados de capsuloplastia e descompressão subacromial associado à reparação do manguito rotador.

Foram estudados 30 pacientes de cada grupo, avaliados no período entre cinco a seis meses após o tratamento cirúrgico com os questionários dos Cirurgiões Americanos de Ombro e Cotovelo(ASES), Sistema de Pontuação do Ombro de Constant & Murley (CONSTANT), Folha de Classificação da Reparação de Bankart (ROWE), Teste Simples de Ombro (SST), Escala de Avaliação do Ombro da Universidade de Califórnia - Los Angeles (UCLA) e o Questionário Genérico de Avaliação de Qualidade de Vida (SF-36).

A idade no grupo de "Descompressão" variou de 44 a 77 anos (média 59,2) e no grupo de "Capsuloplastia" foi de 17 a 65 anos (média de 31,4). Em relação ao sexo, o grupo da "Descompressão" foi predominantemente feminino e no grupo da "Capsuloplastia" foi predominante o sexo masculino. As médias da pontuação no grupo de "Capsuloplastia" são maiores que no "Descompressão" (93,6 e 71,7 respectivamente).

A variabilidade dos escores observado no grupo "Capsuloplastia" (89,1 a 100) é inferior ao do grupo "Descompressão" (65,1 a 95,9). Não existe uma forte concordância entre os resultados obtidos pelos diferentes questionários (variação de zero a 0,51). A média nos oito domínios do SF-36 no grupo "Descompressão" foi de 70,8 variando de 60,4 (Vitalidade) a 89,2 (Aspectos Sociais). Para o grupo "Capsuloplastia" a média foi de 91,2 variando de 83,4 (Saúde Mental) a 96,6 (Aspectos Emocionais).

Nos coeficientes de correlação linear de Pearson, não foi detectada associação linear entre a escala de CONSTANT e SF-36 no grupo "Descompressão" e entre ROWE e SF-36 no grupo "Capsuloplastia". Em ambos os grupos a maior correlação encontrada foi entre os questionários UCLA e ASES (0,900 na "Descompressão" e 0,893 na "Capsuloplastia").

Concluiu-se que nas cirurgias de descompressão subacromial o questionário UCLA foi o mais completo mostrando maior confiabilidade e reprodutibilidade e para as capsuloplastias o método ROWE apresentou maior confiabilidade, reprodutibilidade e praticidade.

Link da tese completa

Anterior
Anterior

Avaliação biomecânica comparativa entre a reinserção de tendões por meio de canaleta óssea e de âncora: estudo experimental em coelhos

Próximo
Próximo

Estudo da função e da resistência dos ligamentos esternoclaviculares