Avaliação biomecânica comparativa entre a reinserção de tendões por meio de canaleta óssea e de âncora: estudo experimental em coelhos
Dissertação de Mestrado
Rogério Meira Barros
Orientador: Arnaldo Amado Ferreira Neto
Resumo
INTRODUÇÃO: A reinserção de tendão do manguito rotador desperta muito interesse de pesquisadores na busca da técnica menos agressiva e que possibilite maior resistência ao reparo. Neste trabalho avaliamos comparativamente através da cirurgia experimental a reinserção de tendão feita por canaleta óssea e por âncora em diferentes fases de cicatrização.
MATERIAL E MÉTODO: Foram utilizados 24 coelhos da raça Nova Zelândia Albino, dois como piloto, quatro como grupo controle e 18 como grupo experimento. Os 18 animais foram submetidos à secção e reinserção do tendão calcâneo bilateralmente com as técnicas de canaleta óssea de um lado e âncora do outro. Todas as patas operadas ficaram imobilizadas por três semanas. O grupo experimento foi dividido em 3 grupos de animais em que a eutanásia foi realizada com três, seis e outro com 12 semanas. O complexo tendão-osso foi submetido a estudo biomecânico, sendo avaliado os parâmetros da força máxima, rigidez e força no limite de proporcionalidade.
RESULTADO: não houve diferença estatisticamente significante em relação à força no limite de proporcionalidade, rigidez e força máxima entre o grupo da âncora com o grupo da canaleta óssea nos períodos estudados.
CONCLUSÃO: a técnica da âncora se mostrou semelhante à técnica da canaleta óssea nos parâmetros estudados.